Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 


ENQUETE
A CRIANÇA DEVE SER EDUCADA PARA A SUSTENTABILIDADE
SIM
NÃO
NÃO VAI FAZER DIFERENÇA
INUTIL
PODER PUBLICO NÃO APOIA
TALVEZ
É MURRO EM PONTA DE FACA
GOVERNO NÃO APOIA
Ver Resultados

SUSTENTABILIDADE PARA CRIANÇAS

SUSTENTABILIDADE PARA CRIANÇA

Você sabe o que significa SUSTENTABILIDADE? Já dá pra perceber que é uma palavra muito grande… mas é grande mesmo… até no seu significado.  Pois esta palavra representa a vontade de melhorar o mundo.
 
Essa tal de SUSTENTABILIDADE significa melhorar a vida de todos nós que estamos vivos, mas sem piorar a vida das pessoas que ainda vão nascer. Entendeu? Vamos cuidar do mundo agora e lembrar que nossos futuros parentes também vão precisar de um bom lugar pra morar.
 
Mas será que eu posso ajudar a mudar o mundo? O mundo é tão gigantesco… eu sou tão pequenino…É claro que eu posso ajudar! Cada um precisa fazer a sua parte! Eu preciso fazer a minha! Mas existem tantas coisas… por onde eu começo?
 
Hum… Acho que a Declaração do Milênio pode me ajudar. Para quem não sabe a Declaração do Milênio é um acordo feito por vários países, inclusive o Brasil, para melhorar o mundo até 2015. Nesta declaração existem 8 objetivos que precisam ser alcançados. Dá só uma olhada: 
 
1.Acabar com a fome e a miséria
 
      Você sabia que 1 bilhão e 200 milhões de habitantes no mundo sobrevivem apenas com um dólar por dia? Isso é muito pouco, gente. Não dá nem pra comer um sanduíche. E é por isso que muitas famílias passam fome. São quase 32 milhões de brasileiros nessas condições. Para acabar com este problema, a gente pode distribuir alimentos em algumas regiões pobres ou ensinar algum tipo de trabalho, como artesanato, que ajude estas pessoas a ganhar mais dinheiro; algumas famílias poderiam plantar seus próprios alimentos; os jovens e as crianças precisam estudar para ter bons empregos no futuro e, algo muito importante, os portadores de deficiência também merecem ter oportunidades de trabalho.  
 
2.Educação básica de qualidade para todos
 
      Em todo o mundo,  cerca de 113 milhões de crianças estão fora da escola. Isto é um grande problema porque as crianças são o futuro. E como vai ser o futuro do nosso planeta se ninguém puder estudar agora?
      Precisamos lutar por isso!  
      Pra começar, criança tem que ir pra escola e não trabalhar; precisamos de professores bons e aulas interessantes senão ninguém agüenta ficar na escola; podemos doar livros e materiais escolares para as crianças mais necessitadas do que a gente; é muito legal ter o papai e a mamãe junto com a gente nas festas da escola ou em cursos no fim de semana. Se tudo isso acontecer, a gente cresce bem inteligente e pode ajudar o mundo ficar cada vez melhor. 
 
3.Igualdade entre sexos e valorização da mulher
 
      Tem gente que pensa que menino é melhor do que menina. E muita gente por aí acha que menina é melhor do que menino. Mas isso não é uma besteira? Meninos e Meninas são apenas diferentes. Cada um tem suas qualidades. Eles jogam futebol e elas dançam ballet. Mas quem disse que elas não podem jogar futebol e eles dançarem ballet? Nós devemos ser aquilo que queremos e deixar as outras pessoas serem aquilo que quiserem. Combinado? 
 
4.Reduzir a mortalidade infantil
 
      A cada ano 11 milhões de bebês morrem no mundo por vários motivos, doenças infecciosas, falta de higiene, etc. Para este número de mortes diminuir, todos precisam ter acesso à água potável; todos precisam saber sobre higiene pessoal e sanitária; as mamães precisam saber a importância de amamentar seu bebê; as crianças precisam ter acesso a medicamentos e alimentos para que cresçam saudáveis. Não é tão difícil assim, né? Será que a gente consegue?
 
5.Melhorar a saúde das gestantes 
 
      Muitas mamães morrem durante o parto. Principalmente quando moram no campo, elas não têm acesso ao médico, por isso não podem acompanhar a saúde do bebê dentro da barriga. Além de tudo, elas têm o neném dentro de casa, sem higiene e morrem por causa de alguma infecção. Tudo o que as mamães precisam para não correr risco é de um médico que cuide delas antes, durante e depois do parto. Um médico pode explicar a uma gestante como ter uma boa gravidez, como se prevenir de doenças e como se alimentar bem para ter um bebê lindo e saudável.
 
6.Combater a AIDS, a malária e outras doenças
 
      Existem doenças perigosas que adoram se espalhar por aí. Passa para um que passa para outro, de repente todo mundo fica doente. E o pior é que milhares de pessoas no mundo morrem assim. Evitar que uma doença se espalhe não é difícil. Basta saber se prevenir ou se tratar. Estar sempre limpinho e se alimentar direitinho também ajuda a se safar dessas doenças. Então o que eu posso fazer? Primeiro descobrir como ficar longe destes perigos, depois a gente pode ajudar outras pessoas, contando a elas o que a gente aprendeu. Olha que legal: em vez de espalhar doença, a gente ajuda a espalhar informação!  
 
7.Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
 
      Você sabia que se um animal entrar em extinção, todo o planeta sofre conseqüências? É mais ou menos assim. Tudo o que acontece no meio ambiente é muito sério para todo o resto do mundo.  Por isso, para que nossos parentes futuros ainda possam viver bem, somos nós que precisamos cuidar de cada pedacinho do nosso planeta. Primeiro, não podemos esquecer de reciclar. É preciso que todos saibam disso. Converse com seus amigos, seus vizinhos… Quanto mais a gente recicla, menos a gente usa o meio ambiente… então ele dura mais tempo!  Devemos também economizar. Principalmente a água. Não dá pra ficar tomando banho de 30 minutos. Não dá pra deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes. Não dá! Entendeu? Vamos cuidar do meio ambiente antes que seja tarde demais. 
 
8.Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
 
      Nós sabemos que existem países ricos e países pobres. E sabemos que, por causa disso, ocorre a desigualdade social. Fica assim… quem é rico fica mais rico e quem é pobre fica mais pobre. Mas a última meta para mudar o mundo é acabar com essa história. Se todos os países se ajudarem, o mundo inteiro pode progredir em harmonia. E como fazer? Tudo poderia ser compartilhado. Quem tem mais doa para quem tem menos. Educação, Tecnologia, Medicamentos, Empregos… um jeito de todos terem as mesmas oportunidades. Você já parou para pensar como seria bom se isto acontecesse? Os países fossem unidos, amigos  uns dos outros?  
FONTE: http://www.canalkids.com.br/bankids/susten.htm
Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net